História do Seacec
O primeiro presidente do Seacec foi Luiz Gastão Bittencourt da Silva, atual vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e junto com a primeira diretoria conduziu o sindicato entre os anos de 1986 e 1989. Ele voltaria a presidir o Seacec entre 1992 e 1995 e, também, entre 1998 e 2001. Em 1997, a entidade passou a emitir os certificados de capacidade técnica para as empresas do ramo, substituindo a necessidade de cadastro via Conselho Regional de Administração (CRA).
Ainda naquele ano, registrou-se no Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio). Em 2001, pela primeira vez uma mulher foi eleita presidente, a empresária Eline Gurgel Monteiro, cujo mandato se estendeu até 2006, após reeleição em 2004. Foi exatamente naquele ano que o Seacec passou a ter sua primeira sede própria, situada no Ed. Santos Dumont Center. A partir de 2006, os mandatos de cada gestão passaram a ser de quatro anos. Figuraram entre os presidentes do sindicato, ainda, empresários de destaque como Gonçalo Ferreira Filho, Carlos Gualter Gonçalves de Lucena e Paulo César Baltazar Viana.
A atual diretoria, presidida por Fabiano Barreira da Ponte, tomou posse em 2018 e tem mandato até 2022. Foi sob esta gestão que o Seacec se associou à Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse). Esse período, também está sendo marcado pelo aumento expressivo do número de empresas associadas e pela modernização em seu processo comunicativo com o mercado e com a sociedade
Também merece destaque a inauguração de uma nova sede, mais ampla e mais moderna, situada no Edifício BS Tower Designer (Rua Gonçalves Ledo, 777, salas 1017 a 1020), com todo o conforto e aparato tecnológico para bem atender o associado e o público. São quatro salas, quatro vagas de estacionamento e um amplo auditório para realização de palestras, seminários e eventos diversos.
Missão
Representar o segmento de asseio e conservação no Ceará de modo a promover sua valorização e maior visibilidade, contribuindo para o crescimento permanente de seus associados.
Visão
Ser reconhecido como entidade referência em limpeza, asseio e conservação, representando esses segmentos com excelência e qualidade em prol de bem servir à sociedade cearense.
Diretoria e coordenadores
GESTÃO 2022-2026

PRESIDENTE: Fabiano Barreira da Ponte
VICE-PRESIDENTE: Luiz Fernando Monteiro Bittencourt
DIRETORIA
- Diretor-Secretário: Orlando Braga de Almeida
- Diretor-Tesoureiro: Urubatan Estevam Romero
- Diretor Social: Thales Fonteles Varela
- Diretor Político: Harrison da Costa Pinho
- Diretor de Mercado: Ricardo Fernandes de Souza
- Diretor de Imprensa: Flavio Eduardo Patrício de Ribeiro Júnior
- Diretor de Demandas Governamentais: Caram Jorge Karam Neto
- Diretor de Condomínios: Marcus Vinicius Leitão Melo
- Diretor de Limpeza Urbana: João Júlio de Holanda Sombra
- Diretora de Planejamento: Lúcia Maria Simões Pereira
SUPLENTES DA DIRETORIA
- Rodrigo Carneiro Guilhon
- Valmir Carlos Marinho
- Francisco Helder da Silva
- Leonardo Montenegro Barreira
- Marinalva Lima Pereira
- Geraldo Henrique Araújo
- Alice de Castro Melo Andrade
- Hilda Maria Magalhães Muniz
CONSELHO FISCAL
- Eginaldo Oliveira Silva
- Eveline Gurgel Monteiro
- Ana Valéria do Nascimento Nobre
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
- Alexandre Magno Carneiro Guilhon
- Cláudius Régis Maia de Sousa
- Newton Neres Fialho
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FECOMÉRCIO
- Fabiano Barreira da Ponte
- Luiz Fernando Monteiro Bittencourt
SUPLENTES DOS DELEGADOS REPRESENTANTES
- Urubatan Estevam Romero
- Orlando Braga de Almeida
DIRETOR EXECUTIVO
- Edson Arouche
SECRETÁRIA
- Solange Maria Barbosa de Sena