representatividade a todo o segmento

História do Seacec

O Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Ceará (Seacec) teve como seu primeiro presidente Luiz Gastão Bittencourt da Silva, que atualmente preside o Sistema Fecomércio-CE e está como deputado federal. Sob sua liderança inicial, juntamente com a primeira diretoria, o sindicato foi conduzido entre 1986 e 1989. Luiz Gastão retornou à presidência em dois mandatos subsequentes: de 1992 a 1995 e de 1998 a 2001.

Em 1997, o Seacec inovou ao assumir a emissão de certificados de capacidade técnica para as empresas do setor, substituindo o cadastro anteriormente feito pelo Conselho Regional de Administração (CRA). No mesmo ano, a entidade se integrou ao Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), fortalecendo sua atuação representativa.

Em 2001, a empresária Eline Gurgel Monteiro foi eleita como a primeira mulher a presidir o Seacec, marcando um momento histórico. Reeleita em 2004, Eline liderou até 2006, período que também trouxe outra conquista importante: a aquisição da primeira sede própria, localizada no Edifício Santos Dumont Center. A partir de então, os mandatos presidenciais passaram a ter duração de quatro anos.

Entre os líderes que sucederam, destacam-se empresários renomados, como Gonçalo Ferreira Filho, Carlos Gualter Gonçalves de Lucena e Paulo César Baltazar Viana, que deram continuidade ao fortalecimento institucional do Seacec.

A atual gestão, sob a presidência de Fabiano Barreira da Ponte, teve início em 2018, se estendendo até 2022, sendo conquistada a reeleição em mandato que seguirá até 2026. Durante esse período, o Seacec registrou avanços significativos, como a associação à Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), o crescimento expressivo no número de empresas associadas, e a modernização das suas práticas de comunicação com o mercado e a sociedade.

Outro marco dessa gestão foi a inauguração da nova sede, localizada no Edifício BS Tower Multi Office (Rua Gonçalves Lêdo, 777, salas 1016 a 1020). O espaço, moderno e funcional, oferece quatro salas, quatro vagas de estacionamento e um amplo auditório projetado para a realização de palestras, seminários e eventos, atendendo com excelência os associados e o público em geral. Em 2024, foi anexada à sede uma sala de convivência em formato de lounge, destinada a eventos e encontros corporativos mais informais ligados ao segmento, além de reuniões estratégicas e workshops.

Diretoria e coordenadores

GESTÃO 2022-2026

PRESIDENTE: Fabiano Barreira da Ponte
VICE-PRESIDENTE: Luiz Fernando Monteiro Bittencourt

DIRETORIA

  • Diretor-Secretário: Orlando Braga de Almeida
  • Diretor-Tesoureiro: Urubatan Estevam Romero
  • Diretor Social: Thales Fonteles Varela
  • Diretor Político: Harrison da Costa Pinho
  • Diretor de Mercado: Paulo César Baltazar Viana Filho
  • Diretor de Imprensa: Flavio Eduardo Patrício de Ribeiro Júnior
  • Diretor de Demandas Governamentais: Caram Jorge Karam Neto
  • Diretor de Condomínios: Marcus Vinicius Leitão Melo
  • Diretor de Limpeza Urbana: João Júlio de Holanda Sombra
  • Diretora de Planejamento: Lúcia Maria Simões Pereira

SUPLENTES DA DIRETORIA

  • Rodrigo Carneiro Guilhon
  • Valmir Carlos Marinho
  • Francisco Helder da Silva
  • Leonardo Montenegro Barreira
  • Marinalva Lima Pereira
  • Geraldo Henrique Araújo
  • Alice de Castro Melo Andrade
  • Hilda Maria Magalhães Muniz

CONSELHO FISCAL

  • Eginaldo Oliveira Silva
  • Eveline Gurgel Monteiro
  • Ana Valéria do Nascimento Nobre

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

  • Alexandre Magno Carneiro Guilhon
  • Cláudius Régis Maia de Sousa
  • Newton Neres Fialho

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FECOMÉRCIO

  • Fabiano Barreira da Ponte
  • Luiz Fernando Monteiro Bittencourt

SUPLENTES DOS DELEGADOS REPRESENTANTES

  • Urubatan Estevam Romero
  • Orlando Braga de Almeida

DIRETOR EXECUTIVO

  • Edson Arouche

SECRETÁRIA

  • Solange Maria Barbosa de Sena

Galeria de ex-presidentes

Galeria de imagens